"Considero feliz aquele que quando se fala de êxito busca a resposta em seu trabalho." (Ralph Waldo Emerson)

sexta-feira, 18 de maio de 2012

O Toldo através dos Tempos

Toldos são elementos da arquitetura que proporcionam, de forma sustentável, controle de luz e calor aos ambientes, além de ampliar espaços úteis, proteger móveis e objetos de decoração da ação do sol e embelezar imóveis residenciais e comerciais.
Eles já eram usados pelas civilizações antigas do Egito e da Síria e eram descritos como "esteiras tecidas", que sombreavam barracas de feiras e residências. O poeta romano Lucrécio, em 50 AC, disse: "Toldos de linho, esticados, sobre espaços imponentes, esvoaçando às vezes, e provocando um leve estalo, quando o vento os move ao acaso, entre colunas e vigas transversais".



Na Europa, estas tendas foram adaptadas por artesãos da época, ganhando, aos poucos, a forma de toldos, parecidos com os que conhecemos hoje, em que os revestimentos iam desde pele de carneiro aos tecidos nobres, como o linho.

Nos toldos atuais, o alumínio e o aço substituíram a madeira, na estrutura, e o laminado sintético (poliéster e PVC emborrachado), juntamente com a lona acrílica, substituíram os tecidos a base de algodão, que ainda eram usados até três décadas atrás.
Fonte:
http://www.nighteday.com.br/default.asp?site_Acao=mostraPagina&paginaId=8
http://toldoecia.no.comunidades.net/index.php?pagina=1880981634

Nenhum comentário:

Postar um comentário